Extensão

2017 – atual: 1º Encontro Estadual de Educação em espaços de privação na UFSCar. Tema: Práticas educativas na prisão: rompendo grades e buscando convergências. 

Descrição: O Encontro tem como objetivo/justificativa promover reflexões e dialogar/apresentar relatos de experiências educativas em espaços de privação de liberdade – Espaços prisionais e Fundação CASA do estado de São Paulo. O 1º Fórum Estadual de Educação em prisões na UFSCar está programado para o dia 7 de outubro de 2017, de 8h30min às 17h, e será organizado pelo Núcleo EduCárceres/UFSCar. A Programação/metodologia está organizada em: Mesa de abertura, Apresentação Teatral de educandas do CER feminino de Ribeirão Preto/SP, Mesa redonda composta por especialistas no tema, Relatos e Debate de experiências de diversas instituições paulistas, Encaminhamentos finais e Café humanizado.  Espera-se com o evento sensibilizar estudantes, participantes, comunidade acadêmica e sociedade sobre a relevância das atividades educativas que acontecem em espaços de privação de liberdade, desvelar os espaços na perspectiva das ações afirmativas e construir conhecimentos na área.

 

2017 – atual: Formação de professores e educadores da Fundação CASA de São Carlos. 

Descrição: No interior da instituição Fundação CASA, como em demais espaços de privação de liberdade, encontram-se duas lógicas: uma repressiva (baseada na disciplina do corpo e das ações), e outra, de natureza educativa (baseada nos princípios da educação). Esta via de mão dupla acaba por exigir dos professores e demais educadores, posturas e conhecimentos específicos: as regras da casa e as possibilidades e limitações da ação pedagógica. A atividade formativa que se propõe tem como objetivo central promover situações de reflexão, partilha de experiências e conhecimentos, que podem promover o repensar dos papéis que desempenham como profissionais que atuam na CASA. A metodologia a ser utilizada se constitui: roda de sensibilização, escuta das demandas dos professores e educadores sociais e encontros dialógicos que ocorrerão, três vezes em cada mês, no período de junho a dezembro (na UFSCar, na CASA e no SENAC). Espera-se contribuir na formação dos educadores, aproximar as instituições participantes e produzir conhecimentos na área.

 

2016: Pensar e fazer em espaços de privação de liberdade: alinhando sensibilização e práticas educativas.

Descrição: A atividade busca garantir o tripé ensino, pesquisa e extensão e por seu caráter extensionista, agregar estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação e a comunidade.  A atividade que se propõe, está planejada para as seguintes frentes de trabalho: sensibilização da comunidade acadêmica UFSCar e sociedade, formação e acompanhamento de monitores que atuam em unidades prisionais de Araraquara, formação e acompanhamento de professores que atuam em unidades socioeducativas de Rio Claro. A metodologia de trabalho evidencia o trabalho compartilhado com as instituições parceiras (UFSCar – FUNAP – Fundação CASA) através de reuniões de planejamento, rodas de conversa, oficinas, acompanhamento das atividades, sistematização. Espera-se como resultado central contribuir com atividades formativas para os educadores que atuam em espaços de privação de liberdade e estudantes da UFSCar, bem como sensibilização para um espaço que carece de um olhar mais justo e humanizado, em tempos de inclusão social.

 

2015: Educação em prisões: entrelaçando saberes de educadores.

Descrição: A atividade de extensão consiste na promoção de momentos de estudos e de trocas de experiências entre professores e demais profissionais (gestor, agente penitenciário, psicólogo, assistente social) que atuam na tarefa educativa em prisões no estado de São Paulo. Trata-se de buscar sensibilizar as equipes multidisciplinares, que o processo educativo acontece em diversas práticas no interior da unidade prisional e que resultados mais positivos para a (re)inserção social, somente serão possíveis, com a construção coletiva de ações estruturadas entre os diversos profissionais. A metodologia a ser utilizada se configura em: documentários e clipes para sensibilização, estudos teóricos, partilha de experiências, rodas de conversa, construção de projetos de ações interdisciplinares, construção de relatório final. Carga horária: 50 horas. Resultados esperados: contribuir para a formação de professores e demais agentes educativos (gestor, agente penitenciário, psicólogo, assistente social) que atuam no sistema educativo de unidades prisionais paulistas; fortalecer os estudos da temática de EJA em prisões; apresentar os conhecimentos construídos em Congressos, Seminários e Eventos voltados à área da educação e EJA prisional.  Participarão da atividade estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do curso de licenciatura em Pedagogia, do curso de Psicologia e de Ciências Sociais.

 

2014: Ciclo de Reflexões e Intercâmbio sobre práticas docentes no contexto prisional.

Descrição: A atividade de extensão consiste na promoção de Encontros de Formação de Professores que atuam em escolas de unidades prisionais paulistas, com vistas a contribuir no processo de ambientação, previsto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Prisional, e no desempenho da função docente em um espaço singular, com base no Projeto Político Pedagógico, elaborado pela Secretaria de Estado da Educação.  O desenvolvimento do Projeto PROEXT 2013, intitulado Formação de Educadores e Gestores Educacionais: desvelando caminhos, construindo saberes, contemplou a formação de diretores/as e supervisores/as de ensino. Estes profissionais sinalizaram a relevância de ações em que os professores tivessem a oportunidade de reflexão coletiva e intercâmbio de suas práticas docentes, por se tratar de uma experiência recente em suas trajetórias como educadores (início em 2013). A metodologia a ser utilizada se configura em estudos teóricos, partilha de experiências, roda de conversa, construção de materiais didático-pedagógicos. Participarão da atividade estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação, do curso de Licenciatura em Pedagogia e docentes da UFSCar.

 

2013: Formação de Educadores e Gestores Educacionais para as unidades prisionais paulistas: desvelando caminhos, construindo saberes - PROEXT 2013.

Descrição: Promoção e ampliação de iniciativas de Formação de Educadores e Gestores que atuam em unidades prisionais paulistas e realização de estudos e ações referentes à educação nas prisões, como condição para a qualidade de vida de pessoas e (re)inserção de pessoas presas. A estratégia é  produzir conhecimento científico visando o aprofundamento do debate conceitual e metodológico relativo à Educação em espaços prisionais e à formação de diferentes atores sociais. A indissociabilidade extensão, ensino e pesquisa norteará a proposta. A interdisciplinaridade enquanto postura metodológica subsidiará a construção e desenvolvimento das atividades, o trabalho dos diferentes atores envolvidos, a relação estabelecida com o público alvo (saber acadêmico e saber da experiência) e no caráter interinstitucional. Trará contribuições significativas nas ações que, desenvolvidas colaborativamente, trarão compreensões sobre a prisão como instituição educativa, beneficiando homens e mulheres que, embora temporariamente privados da liberdade, têm garantidos por lei os seus direitos. Trata-se de uma proposta de impacto social tendo em vista a implementação das Diretrizes Nacionais para a oferta de educação nas prisões; para os universitários envolvidos, principalmente dos cursos de Pedagogia e Sociologia, haverá formação na área e a possibilidade de troca/construção de conhecimento, acompanhados por docentes e tutores dos cursos de pós-graduação. A recente expansão do sistema prisional, com crescimento do número de pessoas presas e de educadores no ambiente prisional, demanda iniciativas de formação continuada. Serão realizados 4 colóquios regionais e um evento de encerramento.

 

2012: Formação de monitores-coordenadores e professores de escolas de Unidades Prisionais do Estado de São Paulo.

Descrição: A atividade de extensão consiste na promoção de ações de formação a monitores-coordenadores e professores que atuam em escolas das unidades prisionais do estado de São Paulo, com vistas a contribuir com a implementação do Projeto Político Pedagógico, elaborado pela Secretaria de Estado da Educação para as escolas das prisões paulistas.  As unidades temáticas que compõem a formação foram propostas em Colóquios Regionais, ocorridos em 2011: Educação no Sistema Prisional: uma didática diferenciada; Ética e Valores na Educação Prisional; Humanização no Sistema Prisional e Direitos Humanos. A metodologia a ser utilizada se configura em estudos teóricos, debates, partilha de experiências, construção de materiais didático-pedagógicos, elaboração de textos e tutorias. Participarão da atividade estudantes do PPGEducação, do curso de Graduação em Pedagogia e docentes da UFSCar.

 

2011: Ciclo de Estudos : Implantação das Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade.

Descrição: O objetivo do projeto é criar e promover espaços de discussão sobre a implantação das Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade, aprovadas em maio de 2010, buscando construir caminhos, com os educadores que atuam em Programas de Liberdade Assistida e em espaços de privação de liberdade (Fundação CASA e presídios) no município de São Carlos e região, especialistas no tema, estudantes do curso de Pós-Graduação e de Graduação. A aprovação das Diretrizes Nacionais, tem desencadeado em âmbito nacional, discussões e fóruns para a sua implementação, considerando as especificidades regionais e locais, o que justifica o esforço da Instituição UFSCar, engajada em ações e investigações de cunho social e (re) inserção de indivíduos marginalizados pela sociedade, oferecer contribuições significativas neste cenário de efervescência da história da educação prisional brasileira.

 

2010:  Formação de educadores sociais e atuação em espaços de cumprimento de medidas socioeducativas e em privação de liberdade.

Descrição: O presente projeto de extensão tem por objetivo desencadear ações no sentido de discutir e promover a formação de educadores que atuam/pretendem atuar, em espaços de privação de liberdade, quer em medidas socioeducativas ou em privação de liberdade (Fundação CASA, presídios e Centros de Ressocialização), no município de São Carlos e região. Temos como pressuposto que, desenvolver atividades educativas nesses espaços, requer conhecimentos específicos de duas naturezas: o conhecimento do aluno (em cumprimento de medida ou em privação de liberdade) e o conhecimento do espaço (semi-aberto ou instituição fechada). Partindo desse pressuposto, a intencionalidade deste projeto se constitui em estudos desses conhecimentos, articulando a participação de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e educadores sociais, buscando evidenciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, partindo de estudos sobre o papel da educação escolar e não-escolar, bem como a troca de experiências com os educadores já envolvidos nos diferentes espaços e pesquisadores dessa área de estudos. 

 

2009: Círculo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos em Privação de Liberdade.

Descrição: Justificativa ancorada em Encontros ocorridos no 1º semestre/2009, com 48 educadores que atuam como Gestores de Educação em unidades prisionais do estado de São Paulo. Os objetivos centrais são: Analisar opções metodógicas do fazer pedagógico em salas de aula da prisão e discutir/apontar caminhos que possam contribuir para uma educação de qualidade nos espaços prisionais. A metodologia consiste em discussão de práticas educativas que ocorrem nas salas de aula das unidades prisionais,discussões teóricas que possam embasar tais práticas, bem como encaminhamento de perspectivas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem nos espaços prisionais.

 

2008: Projeto Viver e Aprender: o conhecimento como forma de inclusão escolar de jovens que cumprem medidas socioeducativas em São Carlos.

Descrição: A presente proposta tem sua justificativa pautada em resultados de projeto anterior desenvolvido junto ao Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Salesianos São Carlos, que apontou que  a média de inserção escolar dos adolescentes atendidos, manteve-se apenas em 52% durante todo o ano de 2007. Tem como objetivo promover ações semanais de equipe multidisciplinar de docentes e universitários buscando incentivar, propor atividades e acompanhar os adolescentes junto à rede de educação formal. A metodologia a ser utilizada se caracteriza em atividades interdisciplinares de Educação Matemática, Ensino de Física, Química, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, que serão propostas de maneira lúdica e colaborativa, tendo como eixos potencializadores da aprendizagem a Música, a Dança e a Educação Física. Com base nos resultados obtidos, pretende-se desmembrar as ações para outras áreas de formação, voltadas para a saúde e profissionalização dos adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas.

 

2007: Atendimento pedagógico a agentes educativos que atuam em espaços que abrigam crianças e jovens em situação de risco.

Descrição: A atividade proposta tem sua justificativa baseada em estudos desenvolvidos na área, pela coordenadora da atividade e solicitação do Juizado da Infância e Juventude de São Carlos.
Tem por objetivo promover encontros com a equipe do Programa Liberdade Assistida de São Carlos, visando organizar um conjunto de ações educativas a serem desenvolvidas junto aos educadores e jovens que cumprem medidas sócio-educativas. A metodologia a ser utilizada se baseia em encontros para levantamento das necessidades apresentadas, e posterior elaboração de cronograma de ações em parceria com o Juizado da Infância e Juventude.