Capítulos de Livros

Sentamo-nos, aproximamos nossas cadeiras e construímos as rodas de leitura em prisões; agora, juntamos mais algumas cadeiras e seguimos as prosa

Autores: ARANHA, Gustavo e ONOFRE, Elenice M. C.

In: VALENÇA, Conceição; PIMENTEL, Elaine (orgs.). Educação em contextos de privação e restrição de liberdade : abordagens e ações interdisciplinares. Maceió, AL : EDUFAL, 2021.

link de acesso: http://edufal.com.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2021/12/EDUCA%C3%87%C3%83O-EM-CONTEXTO-DE-PRIVA%C3%87%C3%83O.pdf

Infância e o direito à educação em Parnaíba (PI): uma leitura a partir dos indicadores de qualidade.

Autores: LOPES, Cloris V.A. RUFINO, O. B.

Escola e sociedade: construtos histórico-culturais. 1ed. Teresina: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 162-180. In: Fauston Negreiros, Allan Henrique Bacelar da Silva,

Algeless Milka Pereira Meireles da Silva (Org.).


A educação escolar no sistema prisional: uma experiência do sistema carcerário do Piauí.

LOPES, Cloris V.A. BRAGA, M. B. C.

A pesquisa como prática pedagógica na formação inicial do pedagogo. 1ª ed. Campina Grande - PB.: realize, 2016, v. , p. 08-18. In: Azul Machado Bezerra,

Marcelo Pustilink de Almeida Vieira. (Org.).


Na cela de aula vendo o sol nascer redondo: ações que educam e libertam no sistema prisional do Piauí.

LOPES, Cloris, V.A. ILVA, D. B.

A pesquisa como prática pedagógica na formação inicial do pedagogo. 1ª ed. Campina Grande - PB. Realize, 2016, v. 1, p. 19-31. In: Tânia Serra Azul Machado

Bezerra (UECE/AINPGP); Marcelo Pustilink de Almeida Vieira (UFSM/AINPGP);. (Org.).


Educação Profissional na Ordem do Capital em Parnaíba/PI: Aprendendo a ser trabalhador na sociedade do (des)emprego.

LOPES, Cloris, V. A. AZUL, T. S. NASCIMENTO, M. L. O.

LABOR, 2012, v. 1, p. 1-18. 8ª ed. Fortaleza: In: Prof. Dr. Enéas Arrais Neto (Universidade Federal do Ceará - UFC).


Ensino Médio-Uma Escolha do Cidadão.

LOPES, Cloris, V.A.

In: Realiza. (Org.). E-BOOK IV FIPED. 1ª ed. Campina Grande: Realize, 2012, v. 1, p. 1-11.

 

A escola ideal: o quealunosemprivação de liberdadetêm a dizer?

CAMPOS, Aline; ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. 

In: FALCADE, IresAparecida; ASINELLI-LUZ, Araci (Orgs). Curitiba: EditoraAppris, 2019. p. 197-212.

 

Escolarização e socioeducação: conversas sobremarcadoressociais e trabalhodocenteemespaços de privação de liberdade.

ONOFRE, E. M. C.; ROSA, C. S. ; TEIXEIRA, J. D. ; MIRANDA, K. A. S. N. ; CONCEICAO, W. L. .

In: MENDES, C. L. S.; JULIÃO, E. F.; VERGILIO, S. S.. (Org.). Educação, Socioeducação e Escolarização. 1ed.Rio de Janeiro: DEGASE, 2017, v. , p. 41-60.

 

 Lazer e educação: compreensões e aprendizados de jovensemconflito com a lei.

CONCEICAO, W. L. ; ONOFRE, E. M. C.

In: SANCHES NETO, L.; FREIRE, E. dos S.; OKIMURA-KERR, T.; VENÂNCIO, L.. (Org.). Educação física escolar e perspectivas de intervenção. 1ed.CURITIBA:

Editora CRV, 2016, v. 7, p. 100-120.

 

'Pro dia nascer feliz': a educação escolar na  perspectiva de alunos em privação de liberdade.

ONOFRE, E. M. C.; CAMPOS, A.

In: SOARES, C. P. G.; VIANA, T. V.. (Org.). Educaçãoemespaços de privação de liberdade:descerrando grades. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. 1, p. 11-34.

 

Mulher, negra e encarcerada: reflexões sobre processos de opressão. 

ONOFRE, E. M. C.; ROSA, C. S.

In: Carmen LúciaGuimarães de Mattos; Sandra Maciel de Almeida; Paula Almeida de Castro; Luíz Paulo Cruz Borges. (Org.). Mulheresprivadas de liberdade:

vulnerabilidades, desigualdades, disparidadessocioeducacionais e suasintersecções de gênero e pobreza. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. , p. 151-161.

 

Dilemas e desafios no ato de pesquisaremespaços de controle e de privação de liberdade.

ONOFRE, E. M. C.; DIAS, A. F. ; TEIXEIRA, J. D. ; CONCEICAO, W. L. . 

In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R.. (Org.). Processoseducativosempráticassociais: pesquisasemeducação. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2014, v. 1, p. 213-

238.

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência  PIBID/UFSCar como Política Pública.

ONOFRE, E. M. C. 

In: ONOFRE, E. M. C.; JOLY, I. Z. L.. (Org.). Formação de professores: vivências e reflexões. 1ed.Curitiba: ApprisEditora, 2014, v. , p. 14-22.

 

Políticas de formação de professores para os espaços de privação de liberdade: a experiência brasileira no contexto da América Latina.

ONOFRE, E. M. C.

In: JULIÃO, E. F.; SANTA RITA, R. P.. (Org.). Privação de liberdade: desafios para a política de direitos humanos. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. , p.

105-130.

 

Apresentação do livro.

ONOFRE, E. M. C.; JOLY, I. Z. L. 

In: ONOFRE, E. M. C.; JOLY, I. Z. L.. (Org.). Formação de professores: vivências e reflexões. 1ed.Curitiba: ApprisEditora, 2014, v. , p. 1-7.

 

O sentido e o significado da docência na perspectiva de educadores aprisionados.

ONOFRE, E. M. C.; MENOTTI, C. C. 

In: ASINELLI-LUZ, A.. (Org.). O espaço prisional: estudos, pesquisas e reflexões de práticas educativas. 1ed.Curitiba: ApprisEditora, 2014, v. , p. 119-137.

 

O significado da escola para jovens autores de ato infracional.

DIAS, A. F. ; ONOFRE, E. M. C. 

In: JULIÃO, E. F. (Org).. (Org.). Educação para jovens e adultosemsituação de restrição e privação de liberdade: questões, avanços e perspectivas. 1ed.Jundiaí -

SP: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 243-263.

 

Reflexões sobre o significado da educação-escolarização para jovens em conflito com a lei.

ONOFRE, E. M. C.

In: JULIÃO, E. F.; VIRGILIO, S. S.. (Org.). Juventudes, políticaspúblicas e medidassocioeducativas. 1ed.São Paulo - SP: ImprensaOficial, 2013, v. 1, p. 86-

107.

 

Educação escolar na prisão: controvérsias e caminhos de enfrentamento e superação da cilada.

ONOFRE, E. M. C.

In: Lourenço, Arlindo da Silva; Onofre, Elenice Maria Cammarosano. (Org.). O espaço da prisão e suaspráticaseducativas: enfoques e

perspectivascontemporâneas. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2011, v. 1, p. 267-285.

 

Escola da prisão: espaço de construção da identidade do homemaprisionado?

ONOFRE, E. M. C.

 In: ONOFRE, E.M.C.. (Org.). Educação escolar entre as grades. São Carlos: EDUFSCar, 2007, v. , p. 11-28.

 

Educação em espaços de restrição e de privação de liberdade: desvelando caminhos, forjando políticas educativas.

ONOFRE, E. M. C.  

Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 7, 2013.

 

Educação em Prisões.

ONOFRE, E. M. C.; JULIÃO, E. F .

Educação e Realidade, v. 38, 2013.

 

Educação, escolarização e trabalho em prisões: apontamentos teóricos e reflexões do cotidiano. 

ONOFRE, E. M. C.

Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 36, 2016.