Artigos

EDUCAÇÃO POPULAR SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE.

ENAED, v. 01, p. 01-09, 2012.

Autores: SCARIOT, L. F. S. M; TREVISAN, A.C.



A ESCRITA DE MULHERES RECLUSAS DA PENITENCIÁRIA FEMININA ANA MARIA DO COUTO MAY EM CUIABÁ-MT.

Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2375-2379, 2012.

Autores: SCARIOT, L. F. S. M.

 

A BIBLIOTECA ENQUANTO ESPAÇO DE LETRAMENTO NA PENITENCIÁRIA FEMININA ANA MARIA DO COUTO MAY.

Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2371-2374, 2012.

Autores: SCARIOT, L. F. S. M.



ADOLESCENTES E JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: ESTUDO CRÍTICO DAS REPRESENTAÇÕES DE ATORES SOCIAIS.

Entrelinhas (UNISINOS. Online), v. 9, p. 169-169, 2015.

Autoras: MIRANDA, K.A.S; BARROS, S. M

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NA INTERNAÇÃO: DILEMAS DO COTIDIANO

IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 9, p. 93 (e44287)-109, 2019.

Autoras: SOUZA, C. M.; ONOFRE, E. M. C.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NA INTERNAÇÃO: DILEMAS DO COTIDIANO

IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 9, p. 93 (e44287)-109, 2019.

Autoras: SOUZA, C. M.; ONOFRE, E. M. C.

  

EDUCAÇÃO ESCOLAR EM PRISÕES: BRECHAS, APOSTAS E POSSIBILIDADES.

Revista NUPEM, Campo Mourão. v. 11, n. 23, p. 99-108, maio/ago. 2019.

Autora: ONOFRE, E. M. C.

 

DESAFIOS DE UMAPROFESSORA DE EDUCAÇÃOFÍSICANAMEDIDASOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO.

Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 2, p. 166-181, mai./ago. 2019.

Autoras: SOUZA, C. M.; ONOFRE, E. M. C.

 

A MENINA NEGRA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA: O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE.

Revista ABPN, v. 10, p. 572-593, 2018.

Autoras: ROSA, C. S.; ONOFRE, E. M. C. 

 

A ESCOLA NA PRISÃO: CAMINHOS E OUSADIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

TRABALHO & EDUCAÇÃO (UFMG), v. 26, p. 169-181, 2017.

Autora: ONOFRE, E. M. C.

 

JOVENS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO BRASIL.

Educação e Políticasem Debate, v. 6, p. 187-203, 2017.

Autoras: MIRANDA, K. A. S. N.; ONOFRE, E. M. C. .

 

EDUCAÇÃO, ESCOLARIZAÇÃO E TRABALHO EM PRISÕES: APONTAMENTOS TEÓRICOS E REFLEXÕES DO COTIDIANO.

Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 36, p. 1-6, 2016.

Autora: ONOFRE, E. M. C.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000100001

 

 A PRISÃO: INSTITUIÇÃO EDUCATIVA?

Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 36, p. 43-59, 2016.

Autora: ONOFRE, E. M. C .

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000100001

 

A EXPERIÊNCIA DOCENTE DE MONITORES SOBRE O OFICIO DE PROFESSORES NA PRISÃO.

Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 16, p. 205-222, 2015.

Autoras: MENOTTI, C. C.; ONOFRE, E. M. C.

Link: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/24522/17502

 

EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE.

Cadernos CEDES, v. 35, p. 239-255, 2015.

Autora: ONOFRE, E. M. C .

Link: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n96/1678-7110-ccedes-35-96-00239.pdf

 

DIGNIDADE DA PEQUENA PESSOA HUMANA: A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS VERSUS O DISCURSO DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA.

Revista Querubim, v. 2, p. 127-134, 2015.

Autoras: REIS, M. P. de A.; ONOFRE, E. M. C. 

Link: http://cienciaparaeducacao.org/publicacao/reis-m-p-de-a-onofre-e-m-c-dignidade-da-pequena-pessoa-humana-a-educacao-em-direitos-humanos-versus-o-discurso-da-violencia-contra-a-crianca-revista-querubim-v-2-p-127-134-2015/

 

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NA FUNDAÇÃO CASA - SP: JOVENS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA.

Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 267-277, 2015.

Autora: ONOFRE, E. M. C.; FRANCISCO, J. C.  

LINK: http://cienciaparaeducacao.org/eng/publicacao/onofre-e-m-c-francisco-j-c-educacao-nao-escolar-na-fundacao-casa-sp-jovens-em-situacao-de-privacao-de-liberdade-e-construcao-de-projetos-de-vida-revista-histedbr-on-line-v-15-p-267/

 

A EDUCAÇÃO NA PRISÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA: ENTRE DESAFIOS E TAREFAS.

Educação e Realidade, v. 1, p. 51-69, 2013.

Autoras: ONOFRE, E. M. C.; JULIÃO, E. F.

Link: http://cienciaparaeducacao.org/eng/publicacao/onofre-e-m-c-juliao-e-f-a-educacao-na-prisao-como-politica-publica-entre-desafios-e-tarefas-educacao-e-realidade-v-1-p-51-69-2013/

  

APRESENTAÇÃO DA SEÇÃO TEMÁTICA EDUCAÇÃO EM PRISÕES.

Educação e Realidade, v. 38, p. 11-14, 2013.

Autoras: ONOFRE, E. M. C.; JULIÃO, E. F .

Link: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n96/1678-7110-ccedes-35-96-00239.pdf

  

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA OS ESPAÇOS DE RESTRIÇÃO E DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE.

Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 7, p. 137-158, 2013.

Autora: ONOFRE, E. M. C.

Link: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/678/240

 

APRESENTAÇÃO DO NÚMERO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS DE RESTRIÇÃO E DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: DESVELANDO CAMINHOS, FORJANDO POLÍTICAS EDUCATIVAS.

Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 7, p. 5-8, 2013.

Autora: ONOFRE, E. M. C.

Link: http://cienciaparaeducacao.org/publicacao/onofre-e-m-c-apresentacao-do-numero-tematico-educacao-em-espacos-de-restricao-e-de-privacao-de-liberdade-desvelando-caminhos-forjando-politicas-educativas-revista-eletronica-de-educacao-sao/

  

ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: AS PRÁTICAS DE LAZER E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS.

Revista Latinoamericana de CienciasSociales, Niñez y Juventud, v. 11(2), p. 573-585, 2013.

Autoras: ONOFRE, E. M. C.; CONCEICAO, W. L.

Link: http://cienciaparaeducacao.org/publicacao/onofre-e-m-c-conceicao-w-l-adolescentes-em-privacao-de-liberdade-as-praticas-de-lazer-e-seus-processos-educativos-revista-latinoamericana-de-ciencias-sociales-ninez-y-juventud-v-112/

 

O PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO: VOZES DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI.

Revista LEV´S, v. 12, p. 87-99, 2013.

Autoras: ONOFRE, E. M. C.; GREGORACCI, L. M. .

Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/levs/article/view/3478

 

EDUCAÇÃO DE ORIENTADORAS E DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI EM UM PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.

Revista Pedagógica (Unochapecó. Online), v. 15, p. 149-164, 2013.

Autoras: ONOFRE, E. M. C.; CAPARROS, R. F. .

 

DESAFIO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO PRISIONAL BRASILEIRA: RESSIGNIFICANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ... UM QUÊ DE UTOPIA?

Revista HISTEDBR On-line, v. 12, p. 205-219, 2012.

Autora: ONOFRE, E. M. C.

 

OFICINA EXPRESSARTE: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI.

Revista LEVS (Marília), v. 9, p. 275-285, 2012.

Autoras: QUINELATTO CAPARRÓS, R. F. ; ONOFRE, E. M. C. 

Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/levs/article/view/2292

  

PROJETO PERSPECTIVAS: CONVIVENDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS EM UMA PENITENCIÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 7, p. 255-270, 2012.

Autoras: MENOTTI, C.C. ; ONOFRE, E. M. C. .

  

A LEITURA E A ESCRITA COMO POSSIBILIDADE DE RESGATE DA CIDADANIA DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE.

Revista Educação e Linguagens, v. 1, p. 46-59, 2012.

Autora: ONOFRE, E. M. C.

Link: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/609/344

  

O PAPEL DA ESCOLA NA PRISÃO: SABERES E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES.

Childhood&Philosophy, v. 7, p. 219-238, 2011.

Autoras: ONOFRE, E. M. C.

 

A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL.

Revista de Ciências da Educação, v. 24, p. 375-391, 2011.

Autoras: DIAS, A. F. ; ONOFRE, E. M. C.

Link: http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/viewFile/38/69

 

O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE.

Comunicações (UNIMEP), v. 18, p. 37-46, 2011.

Autora: ONOFRE, E. M. C.

Link: https://www.metodista.br/revistas/revistasunimep/index.php/comunicacoes/article/viewFile/161/596

 

A ESCOLA DA PRISÃOCOMOESPAÇO DE DUPLAINCLUSÃO: NO CONTEXTO E PARA ALÉM DAS GRADES.

Polyphonia: Revista de EducaçãoBásica do Cepae (UFG), v. 22, p. 109-120, 2011.

Autora: ONOFRE, E. M. C.

 

A RELAÇÃO DO JOVEMEMCONFLITO COM A LEI E A ESCOLA.

Impulso(Piracicaba), v. 20, p. 31-42, 2010.

Autoras: DIAS, A. F.; ONOFRE, E. M. C. 

Link: https://www.metodista.br/revistas/revistasunimep/index.php/impulso/article/viewFile/870/471

 

EDUCAÇÃO ESCOLAR NAPRISÃONAVISÃO DOS PROFESSORES: UM HIATO ENTRE O PROPOSTO E O VIVIDO.

Reflexão e Ação (Online), v. 17, p. 190-207, 2009.

Autoras: ONOFRE, E. M. C.

Link: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/836

 

A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENSAUTORES DE ATOSINFRACIONAIS.

Intermeio (UFMS), v. 15, p. 164-179, 2009.

Autoras: ONOFRE, E. M. C.; TEIXEIRA, J. D.

Link: http://www.intermeio.ufms.br/revistas/29/Intermeio_v15_n29.pdf

 

PROCESSOS EDUCATIVOS EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE.

Revista de Educação (PUCCAMP), v. 27, p. 65-74, 2009.

Autoras: ONOFRE, E. M. C.

Link: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/viewFile/67/56