Leitura na Prisão: Uma prática para a liberdade

Pesquisador: Gustavo Aranha Portela

A participação em atividades de educação não escolar em unidades prisionais do estado de São Paulo nos permitiu perceber que muitas práticas sociais ali acontecem. Nas unidades prisionais, existem as Salas de Leitura e as Rodas de Leitura que desenvolvem atividades educativas com pessoas em privação de liberdade. Nossa participação nessas atividades nos instigou a elaborar a questão de pesquisa: Que processos educativos a prática social da leitura pode desencadear em espaços de privação de liberdade? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e pretendemos realizar a coleta de dados, com base nos princípios da pesquisa participante. As rodas de conversas, os encontros na Roda de Leitura e as conversas informais serão fontes da coleta de dados, organizados em Diários de Campo e analisados à luz da Análise de Conteúdo.  Esperamos contribuir com as pesquisas nesse campo, ainda emergente, da educação em prisões e na educação que liberta pessoas em privação de liberdade.