Do ser ao tornar-se professor(a) nas escolas das prisões: Saberes construídos nas práticas cotidianas

Pesquisadora: Clóris Violeta Alves Lopes

Este projeto objetiva compreender como se constituem os saberes necessários para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade. A questão que norteia esse estudo é: Quais saberes os professores que atuam em salas de aula nas escolas das prisões apontam como necessários para o exercício da docência em espaços de privação de liberdade? Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, com ênfase na abordagem narrativa e os dados serão coletados em escolas de unidades prisionais no estado do Piauí. Espera-se que essa investigação contribua para o avanço nos estudos e nas discussões que enfocam a educação no sistema prisional, e principalmente, na compreensão dos aspectos que compõem a formação continuada dos professores, as reflexões sobre suas práticas pedagógicas e seus saberes, na perspectiva de contribuir para o aprendizado de sua função docente nos espaços de privação.