O significado do programa de medidas socioeducativas de privação de liberdade na voz dos jovens do centro de atendimento socioeducativo de Cuiabá - Pomeri

Pesquisadora: Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda

Este estudo busca compreender o significado e o sentido do Programa de Medidas Socioeducativas , na perspectiva dos jovens em situação de privação de liberdade, no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MT, na internação masculina, localizado no Complexo Pomeri, instituição   vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso –SEJUDH/MT. O Programa de Medidas Socioeducativas possui um caráter sociopedagógico, ou seja, educativo e social, com vista à promoção do desenvolvimento pessoal dos jovens, para que tenham possibilidade de construir um outro projeto de vida. A questão que orienta a investigação é: qual é o significado e o sentido do Programa de Medidas Socioeducativas para o jovem em situação de privação de liberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MT? O referencial teórico do estudo está ancorado em autores como: Costa (2004), Freire (1987,1985,1992), Vigotsky (1989,1991,1996), entre outros que compartilham a inter-relação entre visão de mundo, de ser humano e de educação como fundamentos teóricos. O estudo é de natureza qualitativa e adota metodologia da pesquisa participante. Como resultados, almeja-se, repensar as práticas educativas do Programa com os jovens que protagonizam o processo e contribuir com a área da socioeducação.