Processos Educativos no Centro Socioeducativo de internação feminina de Manaus: a perspectiva das estudantes em espaço de privação de liberdade

Pesquisadora: Edla Cristina Rodrigues Caldas

O projeto objetiva conhecer os significados das práticas sociais de atividades escolares e não-escolares no Centro Socioeducativo de Internação Feminina de Manaus e dos processos educativos daí decorrentes para as jovens socioeducandas. Parte-se do problema: Como as jovens socioeducandas significam as práticas sociais escolares e não escolares que vivenciam no Centro Socioeducativo de Internação Feminina de Manaus? O trabalho justifica-se pela necessidade de se ampliar o estudo do tema, haja vista a legislação brasileira vigente de proteção à criança, ao adolescente e ao jovem, inclusive na garantia do direito à educação. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em Onofre (2013), Julião (2013), Arroyo (2006), Freire (1997,2005,2007), Haddad (2008) e Di Pierro (2010). A metodologia é desenvolvida de acordo com a abordagem qualitativa para a pesquisa participante. Elenca-se como instrumento de coleta de dados o diário de campo de acordo com Lopes (2002), Lopes, Lima, Costa e Ribeiro (2002). Busca-se colaborar com o desenvolvimento do estudo da temática e com a melhoria da educação em espaços de restrição e privação de liberdade.