Saberes dos Jovens em Privação de Liberdade e o que eles nos ensinam: processos educativos no programa de qualificação profissional.

Pesquisador: André Luiz Martins Kastein Filho

O objetivo da pesquisa é analisar os processos educativos no programa de qualificação profissional para jovens em privação de liberdade, respondendo as perguntas: quais os saberes dos jovens e o que eles nos ensinam? Apontando como hipótese que os processos educativos nascem a partir destes saberes. Para tal identificaremos e caracterizaremos os processos educativos que acontecem entre alunos e docentes e alunos e alunos. E pautados pelo que prevêem as políticas públicas para a juventude e utilizando os conceitos de colonialidade e pensamento abissal, abordados por Santos (2009), caracterizaremos o Programa de Qualificação Profissional desenvolvido na Fundação CASA de São Carlos, enquanto prática social, procurando compreender os mecanismos que favorecem ou inibem o compartilhamento de tais saberes. A coleta de dados, embasada nos pressupostos da pesquisa participante, será realizada durante os encontros do curso de qualificação profissional junto aos discentes e organizados posteriormente em diários de campo. O método da análise do conteúdo permeará a finalização do estudo.